Na internet é possível encontrar diversas provas de concursos, no entanto, nem sempre é possível acessá-las com facilidade.
31/01/2012
0 COMENTÁRIOS

Provas de Concursos

Para passar em um concurso público é preciso estudar muito e com regularidade, dedicação e seriedade, por isso os candidatos a uma vaga em empresas públicas ou órgãos dos governos municipal, estadual ou federal recorrem a todo o tipo de ajuda. Eles, por exemplo, optam por entrar em cursos preparatórios, compram apostilas que são vendidas em bancas de jornal ou na internet, acessam cursos online e procuram por provas de concursos anteriores. Aliás, resolver provas anteriores é muito importante durante a preparação para o concurso.

Na internet é possível encontrar diversas provas de concursos, no entanto, nem sempre é possível acessá-las com facilidade. Em alguns sites que disponibilizam essas provas, é preciso, primeiro, fazer um cadastro e estar associado ao site, ou seja, é preciso pagar para acessar as provas de concursos já realizados. Ainda segundo estes sites, o pagamento mensal garante que o aluno tenha direito a baixar os arquivos com provas quantas vezes quiser, e ainda ter acesso a áudios, aulas, apostilas e simulados.

Apesar de muitos sites cobrarem uma mensalidade para que os concurseiros tenham acesso à provas e simulados, ainda é possível encontrar provas que são disponibilizadas de forma gratuita, inclusive com o gabarito do concurso. Basta baixar o arquivo, e para testar os seus conhecimentos, tentar resolver as questões no menor tempo possível. O ideal é que o candidato marque o tempo de realização da prova. Desta forma, ele já terá uma noção de quantas horas levará para responder ao mesmo número de questões correspondentes a sua futura prova.

Muitos professores de cursos preparatórios também separam questões de provas anteriores para apresentar a seus alunos. O objetivo deles é fazer com que os concurseiros tenham contato com questões formadas pela mesma banca examinadora que irá formular as questões da prova que eles irão fazer. A vantagem em fazer provas de concursos anteriores em sala de aula é que o candidato poderá tirar possíveis dúvidas com o professor.

A maioria das bancas examinadoras, como Fundação Cesgranrio e FUNCAB, elabora as provas no mesmo formato, ou seja, para cada pergunta há cinco opções de resposta, sendo que somente uma é a correta. No caso da Cespe-UNB, as perguntas de concursos aceitam uma resposta: certo ou errado. Independentemente do modo como são apresentadas as perguntas das provas, o fato é que se o concurseiro não se esforçar e não estudar com afinco, o candidato a servidor público terá de esperar por um novo concurso para tentar ingressar nos cargos públicos.

A ansiedade é inimiga de quem faz prova para concurso. Logo após o término da realização da prova, os candidatos querem logo conferir o gabarito, no entanto, é preciso esperar pelo menos 24h, já que, normalmente, a divulgação do gabarito do concurso ocorre um dia após a aplicação da prova. Já o resultado final demora um pouco mais para ser divulgado, cerca de 2 ou 3 meses após o concurso público.

CONCURSOS PÚBLICOS ESTADOS

PARCEIROS CONCURSO PÚBLICO BRASIL

Curta no facebook!
Siga nosso twitter!
PARTICIPE!

Queremos sua participação para melhorar o Concurso Público Brasil! Envie sugestões, elogios e críticas para a gente clicando aqui!

Informações de carater publico. Alguns direitos reservados.