Os editais de concursos podem ser conferidos na internet, em jornais especializados em divulgar concursos públicos ou através do Diário Oficial.
31/01/2012
0 COMENTÁRIOS

Edital para Concursos

Por ano são realizados diversos concursos públicos no Brasil. Os concursos federais talvez sejam os mais procurados, no entanto quem quer ter estabilidade profissional pode optar também por fazer concursos municipais ou estaduais. Por isso, a primeira providência de quem quer ser servidor público é escolher o concurso que deseja fazer. Depois, é só aguardar o lançamento do edital para concursos para se informar sobre o processo seletivo.

Os editais de concursos podem ser conferidos na internet, em jornais especializados em divulgar concursos públicos ou através do Diário Oficial. Se você for procurar por concursos públicos na internet, você precisa primeiro acessar a página da banca examinadora que irá aplicar a prova. No link indicado, será possível então acessar o edital.

O Diário Oficial da União é o responsável por publicar os editais de concursos públicos federais. A publicação também torna pública a homologação do resultado final dos candidatos que foram aprovados para o provimento de vagas, seja em cargos de nível médio ou de nivel superior. Já com relação aos concursos públicos estaduais, estes são publicados no Diário Oficial do Estado, enquanto que os concursos públicos municipais saem no Diário Oficial do Município.

Muita gente não gosta de ler o edital, no entanto, é fundamental tomar conhecimento de todos os itens que constam no edital dos concursos, pois ele contém informações importantíssimas e que são do interesse dos candidatos. Nos editais constam informações como grau de escolaridade, limite de idade para fazer o concurso, documentos necessários, o número de vagas abertas, para que nível (fundamental, médio ou superior) as vagas são solicitadas, se há vagas para portadores de deficiência e se as vagas são para cadastro de reserva ou para imediata contratação, entre muitas outras regras.

O edital para concursos também informa sobre o período de início e término da inscrição, o valor da taxa de inscrição e do salário pago ao servidor contratado, benefícios, qual será a jornada de trabalho, o período de validade do concurso (cada órgão estipula a validade do concurso segundo as suas necessidadees, por isso o prazo é muito variável, podendo ser, por exemplo, por 1 ou 2 anos, porém é sempre a contar da data da publicação da homologação do resultado final). O prazo de validade do concurso pode ser ainda prorrogado por igual período, se for da vontade do órgão responsável pela contratação.

Nos editais, que são elaborados pela organizadora do concurso, o candidato também pode conferir todo o cronograma do concurso desde o período de inscrição até à publicação do resultado final, assim como o tempo de duração da prova. É possível saber ainda o tipo de prova que será aplicada (somente objetiva com múltipla escolha ou prova objetiva e discursiva), além do número de questões correspondentes a cada matéria (Conhecimentos Gerais e Específicos, Português, Legislação – se houver –, entre outras). Com relação à prova, é preciso ficar atento ainda se a prova será de caráter classificatório e eliminatório. Ou seja, há uma grande variedade de detalhes que o concursado deve saber, até mesmo para não fazer uma reclamação ou uma contestação sem embasamento sobre o resultado do concurso.

Outro ponto que não pode ser desprezado no edital é com relação aos requisitos da posse. Passar em concurso público não garante que você será nomeado, já que para tomar posse no cargo é preciso cumprir algumas exigências, como, por exemplo, ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa, desde desde que amparado pelo Decreto nº. 70.436, de 18/04/1972, na forma do disposto no artigo 12, §1º, da Constituição Federal e Emenda Constitucional nº. 19, de 04/06/1998, Artigo 3º. Há outras exigências como ter, no mínimo, 18 anos completos, na data da posse; estar quite com as obrigações eleitorais; gozar dos direitos políticos; e estar quite com as obrigações do Serviço Militar (exigência somente para o sexo masculino). Ou seja, todos esses detalhes constam no edital, por isso é importante ler o edital dos concursos até o final.

Os editais ainda trazem detalhes sobre o que levar no dia da prova (o tipo de caneta que pode ser utilizado na prova, comprovante de inscrição), quantas horas antes o candidato deve chegar ao local da prova, o dia da divulgação do gabarito e do resultado final, além de muitos outros detalhes.

Alguns candidatos se inscrevem em mais de um concurso público ao mesmo tempo, porém esta é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. A atenção nestes casos deve ser redobrada, já que pode haver confusão quanto ao prazo final de inscrição, ao dia, o horário e o local da prova, entre outros. Por isso, às vezes vale mais a pena se concentrar somente em um concurso público, ao invés de se preocupar com dois concursos públicos ao mesmo tempo.

CONCURSOS PÚBLICOS ESTADOS

PARCEIROS CONCURSO PÚBLICO BRASIL

Curta no facebook!
Siga nosso twitter!
PARTICIPE!

Queremos sua participação para melhorar o Concurso Público Brasil! Envie sugestões, elogios e críticas para a gente clicando aqui!

Informações de carater publico. Alguns direitos reservados.