Listamos algumas das opções de cursos para concursos, que podem ajudá-lo a preparar-se para as provas.
31/01/2012
0 COMENTÁRIOS

Cursos para Concursos

Quem deseja realmente fazer prova para concursos públicos deve ter em mente que é preciso muita dedicação e horas de estudos. Às vezes, por falta de tempo para frequentar cursinhos, muitas pessoas decidem estudar em casa, seja através de apostilas, livros ou pela internet. No entanto, os cursos preparatórios são escolhidos por grande parte dos concurseiros devido a uma série de vantagens.

Normalmente, quando se faz curso para concursos, é fornecido material didático que servirá de suporte para as aulas. Ou seja, após o período de aulas é recomendável que os alunos prossigam os estudos em casa e consultem o material didático. As aulas são direcionadas para cada concurso, por isso se você vai prestar concurso público para o Banco Central (BACEN), por exemplo, você irá estudar matérias como Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Estatística, Informática, Contabilidade, Atualidades, Direito Penal, Direito Comercial, Economia, Matemática Financeira e Sistema Financeiro Nacional. É claro que as matérias a serem estudadas são correspondentes aos cargos a serem ocupados como Técnico ou Analista do Banco Central, não sendo, portanto, obrigatório que todas estas matérias caiam em uma só prova.

Outra vantagem de se fazer um cursinho é que os professores são especializados nas matérias, por isso é possível tirar dúvidas durante as aulas. Os professores também orientam os alunos sobre os tópicos que devem ser mais estudados, além de estimularem e motivarem os candidatos durante as aulas. Em cursos preparatórios para concursos públicos, os professores também levam questões de provas anteriores, assim, os alunos já começam a se acostumar com o tipo de questão que é preparado pela banca examinadora do concurso. Enfim, há inúmeros motivos para se optar por frequentar cursos para concursos públicos.

Mas, entre tantas as opções, qual cursinho escolher? Bom, em primeiro lugar procure se informar sobre o curso, busque informações na internet e pergunte a amigos e parentes que já estudaram em cursos preparatórios para concursos públicos. Verifique também o método desenvolvido pelo curso, o atendimento e as instalações. E o que é mais importante: pesquise sobre o material didático oferecido e o preço cobrado, pois o estudo é um investimento, por isso, você deve sentir se vale a pena investir o seu dinheiro em determinado curso. Vale lembrar que quanto mais preparado o aluno estiver, maiores serão as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga em um concurso público.

A grande maioria dos cursos preparatórios oferece aulas no período da manhã, tarde e noite, incluindo sábados e até domingos. No entanto, para quem não pode frequentar os cursos para concursos públicos ainda há uma outra opção: os cursos online, que são feitos principalmente por quem não tem tempo de comparecer a uma sala de aula. Uma das vantagens dos cursos online é que o concurseiro decide onde e quando ele irá estudar, ou seja, o aluno é quem dita o seu ritmo de aprendizado. É preciso, porém, fazer um planejamento para que o cronograma de estudos seja cumprido, afinal de contas estudar através de cursos online também exige concentração e disciplina.

Em cursos online também existe a presença de um professor ou tutor, que irá tirar as dúvidas com relação às matérias. Conteúdo disponível online com exercícios de fixação, grupos de estudos e provas online são alguns dos recursos disponíveis para quem pretende estudar para concurso público através de cursos online, além de outros métodos. No final do curso online, é realizada uma avaliação para saber se o aluno foi aprovado e está apto a receber o certificado de conclusão de curso.

Quando você for escolher o curso online tenha os mesmos cuidados que você teria se fosse optar por um curso preparatório tradicional. Pergunte a amigos e parentes se conhece o curso, busque por referências e verifique se o curso é bem conceituado no mercado. Compare preços, qualidade do serviço prestado e esteja atento ao que está sendo oferecido. E se ainda tiver dúvidas, entre em contato com o curso online, não tenha vergonha de perguntar, de esclarecer qualquer ponto que, porventura, não esteja muito claro.

É importante ressaltar que, mesmo estudando através de cursos online, o aluno tem de ser disciplinado, ou seja, tem de criar o hábito de estudar sempre em determinado dia e horário, pois somente assim ele terá condições de se preparar adequadamente para a realização da prova. A disciplina, portanto, é um dos principais requisitos para quem deseja fazer uma boa prova e, assim, conseguir passar em concurso público.

O Rio de Janeiro, por ter sido capital brasileira, ainda concentra muitos prédios públicos, por isso, muitos órgãos que foram para Brasília, ainda mantêm sede na cidade. Por causa disso, é muito grande o número de concursos públicos federais que são realizados no Rio de Janeiro. Muitos candidatos, inclusive, vêm de outros estados para prestarem concursos públicos federais. Por isso, é que existem diversos cursinhos preparatórios para concursos na cidade carioca.

A cidade de São Paulo também oferece um grande número de vagas para órgãos públicos, por isso concurseiros de todo o país se inscrevem em concursos públicos (municipais, estaduais e, principalmente, federais) realizados na capital.

A seguir, você confere alguns dos principais cursos preparatórios para concursos tanto no Rio de Janeiro quanto em São paulo.

Rio de Janeiro

São Paulo

CONCURSOS PÚBLICOS ESTADOS

PARCEIROS CONCURSO PÚBLICO BRASIL

Curta no facebook!
Siga nosso twitter!
PARTICIPE!

Queremos sua participação para melhorar o Concurso Público Brasil! Envie sugestões, elogios e críticas para a gente clicando aqui!

Informações de carater publico. Alguns direitos reservados.