O concurso público para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) é um dos mais procurados entre os concursos existentes ligados a tribunais.
02/02/2012
0 COMENTÁRIOS

Concurso TRT

O concurso público para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) é um dos mais procurados entre os concursos existentes ligados a tribunais. No Brasil, há 24 TRTs, que funcionam de acordo com os limites territoriais de cada estado, por isso, o concurso TRT é realizado de acordo com a necessidade de cada tribunal.

É importante lembrar que, juntamente com as Varas do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, os TRTs fazem parte da Justiça do Trabalho brasileira. Normalmente, o Tribunal Regional do Trabalho responde pela tramitação de um processo trabalhista em segunda instância, no entanto, em casos de dissídios coletivos e ações rescisórias, por exemplo, o TRT fica responsável pelo julgamento de ações referentes a estes casos.

Ao fazer o concurso Tribunal Regional do Trabalho você irá notar que há um grupo de disciplinas que são comuns aos concursos para tribunais. No entanto, outras matérias deverão ser estudadas conforme o tipo de tribunal para o qual você irá fazer a prova.

Tanto para quem vai fazer prova para os cargos de TRT Técnico Judiciário quanto para os cargos de TRT Analista, há várias matérias comuns, como, por exemplo: Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Administrativo, Civil e Processual Civil, Administração Pública, Direito do Trabalho, Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Processual do Trabalho. Ou seja, no caso de haver lançamento de edital na mesma época para TRT Técnico Judiciário e Analista e as datas e horários do concurso não coincidirem, você pode até fazer a inscrição para os dois cargos, pois, assim, você aumentará suas chances de ser aprovado, já que as disciplinas que caem nas provas são praticamente as mesmas.

São muitos os cargos para TRT Analista, no entanto, vamos citar alguns, como Analista Judiciário com especialidades em Fisitoterapia, Informática, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia da Informação, Biblioteconomia, Enfermagem, Contador, Contabilidade, Comunicação Social, Administrativa, Engenheiro Civil, Medicina, Arquivologia, Assistente Social, Educação Fisica, Engenheiro do Trabalho, Estatística, Execução de Mandados, Médico do Trabalho, Médico Psiquiatra, Médico Cardiologista e Psicologia, entre outros. Para concorrer a uma vaga para os cargos de TRT Analista, o candidato tem de ter curso superior.

Para os cargos de TRT Técnico Judiciário, o concurseiro pode fazer prova para preencher as vagas de Técnico Judiciário (Administrativo, Artes Gráficas, Artes Plásticas, Carpintaria, Contabilidade, Contador, Enfermagem, Informática, Mecânica, Operação de Computador, Programação de Sistemas, Segurança, Tecnologia da Informação, Telefonia, Telecomunicação e Eletricidade e Transporte). Para os cargos de TRT Técnico Judiciário, a exigência é ter nível médio de escolaridade.

Quem quer disputar uma vaga para Juiz do Trabalho deve saber que é preciso estudar matérias como Direito Administrativo, Processual Civil, Constitucional, Civil, Penal,

Comercial, Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Internacional.

Por haver muitas matérias a serem estudadas, quem quer fazer concurso para o TRT deve iniciar os estudos com antecedência, e antes mesmo da divulgação do edital. Uma maneira de começar a estudar é realizando provas anteriores que estão disponíveis na internet, principalmente se você já souber qual banca examinadora será responsável pela elaboração da provas e organização do concurso. Ou seja, é claro que é importante estudar a teoria, no entanto, fazer provas, simulados, exercícios se torna fundamental, até mesmo para a fixação da matéria. Outra vantagem ao fazer provas anteriores de concursos é que você pode identificar os pontos que tem maior dificuldade, e assim, concentrar os seus estudos nestes pontos.

CONCURSOS PÚBLICOS ESTADOS

PARCEIROS CONCURSO PÚBLICO BRASIL

Curta no facebook!
Siga nosso twitter!
PARTICIPE!

Queremos sua participação para melhorar o Concurso Público Brasil! Envie sugestões, elogios e críticas para a gente clicando aqui!

Informações de carater publico. Alguns direitos reservados.